segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Azeredo vai pagar o pato do 'mensalão' tucano?


Foto: Istoé

Eduardo Azeredo, tucano de bico fino e pena sedosa, será largado ao léu no julgamento do “mensalão” tucano. Todas as falas de seus colegas de PSDB vão nesse sentido. E para completar, Aécio Neves, presidente nacional do partido, afirmou que os tucanos vão apenas observar o destino do ex-governador de Minas Gerais.

“Teremos de acatar e respeitar a decisão do Supremo. Esperamos que ele possa se defender de forma adequada”, declarou Aécio tentado se diferenciar do PT e criticando a postura dos petistas em questionar o julgamento da Ação Penal 470, apelidada de “mensalão”.

Ora, se o julgamento dos tucanos for injusto. Se nos autos do processo não contiver provas; se ele for baseado em justiçamento – no caso, para legitimar o do PT –; se penas e multas forem excessivas e se todo o rito do Judiciário for transformado em espetáculo midiático; o PSDB tem sim, a obrigação de questionar o julgamento.

O problema é que no afã de mostrar algo que possa parecer melhor que o PT, o PSDB vai se tornar aquilo que diz ser o Partido dos Trabalhadores. A não ser que já esteja tudo armado para apenas Azeredo pagar o pato.

Nesse caso, fica o STF com o discurso de ser imparcial e plicar a lei e a prova é o julgamento do PSDB. O PSDB faria o discurso de que teve um dos seus julgados e aceitou a decisão do Judiciário. “Reconhece o erro” e vem toda uma campanha de mídia mostrando como os tucanos são limpinhos e probos.

O grande nó nessa possível articulação é o próprio Eduardo Azeredo. Será que ele aceita ser o bode expiatório?

Ao que tudo indica, mesmo com sua discrição, não. Senão ele não teria mandado o recado que mandou em outra declaração à imprensa ao entrar em uma reunião com lideranças tucanas: Para começar, essa campanha não foi minha, foi do PSDB todo, inclusive de Fernando Henrique à reeleição.

Nenhum comentário: