terça-feira, 14 de agosto de 2012

O que tem por trás do empate entre Ronaldo e Rui


Saiu a segunda pesquisa eleitoral da disputa à prefeitura de Maceió. Esta encomendada pela TV Pajuçara e feita pelo Instituto Exatta. Empate técnico entre Rui Palmeira (PSDB) e Ronaldo Lessa (PDT). 30% a 28%, respectivamente. O terceiro colocado é Jeferson Moraes, com 10%. Esses números são da pesquisa estimulada. Na espontânea Lessa tem um ponto na frente de Palmeira. 19% a 18%, respectivamente. Clique aqui e leia mais sobre a pesquisa

A pesquisa tem margem de erro de 4,38% para mais ou para menos. Pra mim, passou de 2% de margem de erro, desconfie. Ainda mais numa entrevista de apenas 500 pessoas.

Primeiro quero dizer que não confio muito em pesquisas, ainda mais em Alagoas. Segundo que esta foi encomendada pela TV de Nonô, família Palmeira e João Tenório. Todos sócios da emissora e estrita e “docemente” ligados à Cooperativa dos Usineiros.

Mas ignorando o fato da pesquisa ter sido encomendada por um dos lados na disputa, o fato é que mesmo com o desgaste promovido indeferimento da candidatura de Lessa pela justiça eleitoral ao errar no procedimento de cobrança de multa eleitoral e com todo o “dim dim” que os senhores de engenho de Alagoas podem e jogam numa campanha eleitoral, Rui não abre vantagem.


Quando começar a TV e o rádio, Lessa com um tempo bem maior, tende a se afastar do adversário.

Claro que partindo do pressuposto que a pesquisa é verdadeira e não contando com o imponderável. Se contasse, não seria imponderável.

Afirmo isso porque não confio plenamente em nenhuma pesquisa, como disse acima, ainda mais em Alagoas.

Analisando a pesquisa também temos outro dado interessante: o índice de rejeição. Lessa tem, segundo a pesquisa, 38% e Palmeira 19%. Ora Lessa já foi prefeito e governador por dois mandatos. Rui apenas foi deputado estadual e agora cumpre mandato de deputado federal.

É natural que quem passe por governos tenha desgaste.

Se contar o fato de ter a mídia contra, como é o caso de Ronaldo Lessa, pior.

Rui que nunca foi nada em executivo, nunca teve que negociar com servidores, por exemplo tem toda essa rejeição. Tem a mídia a seu lado e tem toda essa rejeição.

Quando começar a TV, ou estanca ou cai.

Outra coisa que me chamou a atenção foi sobre a qualidade dos serviços em Maceió. No link acima não consta o questionário da pesquisa, mas será que os entrevistados sabiam que segurança, onde 59% responderam estar em situação péssima, sabiam que é responsabilidade do Estado e não da prefeitura?

Não faço debate sobre a segurança em si, mas sobre a pesquisa.

Ou sobre a educação. Tem um monte de escolas do estado paradas caindo aos pedaços. As do município, até onde sei, estão funcionando normalmente.

Será que os entrevistados sabiam que se tratava sobre a educação ofertada pelo município?

Também não faço debate sobre a qualidade do ensino em nossas escolas públicas aqui, apenas sobre a pesquisa.

De todo modo, uma coisa vamos tendo certeza. A tática de dividir para evitar polarização do PSDB vai dando com os burros n'água.

Nenhum comentário: